quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Sobre o tema proposto para a redação do ENEM.



 Alvo de muitas discussões nos dias de hoje, a intolerância religiosa foi o tema proposto para a redação de uma das provas mais importantes do País. Todos os jovens que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, com o intuito de conseguir uma vaga em alguma universidade, tiveram que propor, ao final da redação, uma medida de mitigação desta problemática religiosa. Veremos a intolerância religiosa através da Bíblia, um livro Escrito Hoje.

 Antes de qualquer comentário sobre o assunto, quero propor a você, leitor, que reflita sobre sua intolerância religiosa. O que você acha do espiritismo, candomblé, catolicismo, islamismo, protestantismo, ateísmo? São muitas as religiões, não seria possível citar todas aqui. Existem 2870 deuses adorados por diversas culturas em todo o mundo. Desses deuses, os cristãos, judeus e islamistas, só reconhecem um. Os Judeus chamam esse único Deus de YHWH; os cristãos chamam pelo mesmo nome, que transliterado seria o equivalente a Jeová, e acrescentam Jesus, que seria o próprio Deus encarnado; e os islamistas chamam este mesmo Deus de Allah. É curioso saber que estas três religiões acreditam no mesmo Deus, usando apenas traduções diferentes para o seu nome. Todas estas três religiões acreditam nos livros que compõem o Antigo Testamento da Bíblia, como livros sagrados de Deus. Mesmo assim, Judeus caçaram e mataram cristãos, cristãos caçaram e mataram qualquer um que não fosse cristão, e agora os radicais extremistas muçulmanos caçam e matam judeus e cristãos. Mesmo as três religiões acreditando em um mesmo Deus, coisa que poucos sabem, não foi possível, em quase 2000 anos, uma conciliação. Isso sem levar em consideração as ramificações do cristianismo, que não acordam entre si. Agora, imagine como é difícil, para estes fanáticos que não entendem o próximo, suportar a existência de religiões completamente opostas as suas. Religiões que acreditam em um outro livro sagrado, em um outro ou outros deuses. Ou ainda, em religião alguma, sem deus algum. É exatamente isso que está acontecendo. Se você é cristão, quando perguntei o que acha das religiões lá em cima, deve ter pensado em palavras como: "Macumba, terrorista, demônio, idolatria (essa última fica por conta dos protestantes)...". Agora, se você é ateu, deve ter pensado em uma palavra só: "Palhaçada!". E é assim que começa a intolerância religiosa.

 Hoje, os cristãos não matam pessoas em nome de Deus, como fizeram poucos séculos atrás. Não matam fisicamente, mas as atitudes dos religiosos do mundo todo, são de morte. Não existe um mínimo de compreensão com o próximo. São pessoas diferentes, com pensamentos diferentes, e uma intolerância igual. O tema da redação do ENEM não poderia ser melhor! Espero que todos tenham percebido em si mesmos o fanatismo destruidor de vidas. Não faça como os intolerantes assassinos dos séculos passados! Aprenda com a religião, com a história e com o bom senso. Seja religado e não, desligado. 

"Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova."
Romanos 14:22
L.A. Paschoal

Um comentário: