quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Você conhece o deus dos Ateus?




 Atualmente, o ateísmo é a terceira decisão de "fé" com mais adeptos no mundo, perdendo apenas para o islamismo e o cristianismo. Mas, você sabe o porquê de tamanho crescimento no número de pessoas céticas quanto as religiões? Hoje, entenderemos melhor o movimento neo-ateísta.

 Antes de qualquer coisa, é necessário entender as diferentes categorias do ateísmo. Primeiro, temos o ateísmo, simplesmente é a não crença em um deus. Pro outro lado, temos o neo-ateísta. Este segundo, costuma ser militante. Não é a não crença em deuses, mas sim um esforço para a demonstração pública de como deuses não funcionam. Recentemente, comecei a participar de alguns grupos neo-ateístas no WhatsApp e no Facebook. Uma vez dentro dos grupos, percebi que a maioria das críticas feitas pelos neo-ateístas estavam certas. Incrível, me identifiquei demais com eles, fiz amizades, me diverti! Sabe o porquê? Todos eles conheciam a Bíblia, muitos deles chegaram a lê-la toda mais de uma vez. E, por mais que eles não acreditassem que a Bíblia esteja certa, todos eles repetiam a mesma coisa. "Dizem que são cristãos, mas fazem tudo diferente do que cristo ensinou!". Sim, encontrei muitos mal-educados nestes grupos, mas não me importava, pois eu já tinha entendido o motivo desta falta de educação. Depois de um bom tempo conversando com aquelas pessoas, finalmente tive certeza de algo que eu já sabia. Não, eles não tem dificuldade em acreditar em um deus. A dificuldade deles é de acreditar nos deuses que as religiões criaram. Sim, é isso mesmo. Depois de dias conversando, alguns deles me disseram que haviam entendido o que eu tinha dito, chegaram a concordar comigo. Eu acredito em Deus, mas 80% das coisas que são ditas a respeito de Deus, não estão escritas na Bíblia. Muitos cristãos criam para si um outro "deus" que não é o Deus Bíblico. Pessoas inteligentes percebem que esse tal "deus" criado não faz sentido, e tomados pela revolta, se dizem "ateus". É claro que isto não é uma regra! Mas, entre os ateus que conheci nestes grupos, a grande maioria se encaixava neste padrão.

 Eu sempre tive em mente a seguinte afirmação: "As falsas igrejas, os falsos profetas e os falsos deuses são os maiores criadores de ateus.". Hoje, sei que nunca estive errado quanto a isso. Os chamados "cristãos" não sabem o que é ler um livro inteiro da Bíblia, quanto mais a Bíblia inteira. Como não sabem praticamente nada sobre a Bíblia, são facilmente enganados. Outras pessoas, conhecendo a Bíblia, veem o engano destes "cegos" e passam a não acreditar mais na descarada mentira. Não, ateus não tem raiva de Deus. Ateus, também, não são pessoas que não acreditam em Deus, eles só não acreditam em contos de fadas. Quando apresentei para alguns ateus o Deus que eu acredito, muitos me procuraram para dizer: "Você é um cristão inteligente, não pensei que eles existissem.". Falamos tanto de evangelismo, mas a fé que temos pregado, por muitas vezes, é uma fé burra, sem fundamento bíblico. Antes de querer viver e ensinar para alguém, aprenda. Leia a Bíblia, apresente a si mesmo um Deus que é amor! Conheça um Deus que é real, não estes contos de fadas que inventaram para você. 

 "Examinai tudo. Retende o bem.
Abstende-vos de toda a aparência do mal."

1 Tessalonicenses 5:21,22
L.A. Paschoal

Um comentário: