domingo, 9 de outubro de 2016

A verdadeira Luz

 "Ali está a luz verdadeira, que ilumina a todo homem que vem ao mundo." João 1:9 - Almeida Corrigida e Revisada Fiel. 

 Atualmente, prega-se um Evangelho superficial, onde Deus é apresentado como um ente religioso e limitado. É comum encontrar uma igreja que afirme ser a correta ou possuir a "mão de Deus". No entanto, este único versículo mostra o quão profundo é o verdadeiro Evangelho. Esta profundidade é evidenciada em Cristo, quando se diz que Ele é a luz que ilumina a todos os homens. O versículo 4 explica que esta é a luz da vida. 
 Uma vez que todo homem é iluminado, de alguma maneira, ele refletirá esta luz. Isso fica claro na história da humanidade. Moisés, como exemplo bíblico, iluminado pela vontade de Deus escreve a lei, que por milênios, regeu a vida de cada homem nascido dentre os filhos de Abraão. Não tão distantes disso, todos os outros povos da terra tomaram para si normas que regiam e regem suas vidas. Todos baseados na mesma luz que Moisés. A diferença é que Moisés chamava a luz de Jeová, os cristãos chamam de Jesus e os que não foram agregados à uma religião de origem judaica chamam de vida. Portanto, todas as leis tem como base comum a preservação da vida. 
 Partindo deste ponto, entende-se que Evangelho não é ser limitado a viver de acordo com regras ou normas. Normatizar é natural de todo homem. Porém, o Evangelho é vida, de modo que aquele que é iluminado por essa vida passa a ser iluminador. Este não necessita de regulações porque sua fonte de luz, que não tem limites, o ilumina à fazer apenas o que é vida. Tornando-o amável, emocionalmente estável, caridoso. Um pai não mata seu filho porque o ama e não porque existe uma lei que o condenaria. Assim sendo, pode-se afirmar que o amor é a única regulação genuína para o Evangelho. Porque, diferente disto, tudo seria por obrigação e não com sinceridade de coração. Enquanto o Evangelho nos convida a, por amor, iluminar os nossos irmãos. Levando vida, atenção, esperança, afeto e tudo quanto for necessário. Com atitudes que são frutos da sinceridade dos corações e não por obrigação. 




"Vós sois a luz do mundo." Mateus 5:14a - Almeida Corrigida e Revisada Fiel.
L.A. Paschoal

Um comentário:

  1. A luz verdadeira. Sim, porque existe a falsa. Quando você vê uma bela paisagem florida, balançando pela brisa ao vento, no azul do céu, você imediatamente não enxerga, que, olhando mais de perto, os animais se tem devorado uns aos outros. E a vida de uns depende da vida de outros. A correria pela barriga vazia. Essa é a realidade da criação depois da queda de adão. A morte. E a fé na morte é o resultado. O caminho de Caim.
    Quando o homem foi formado Deus soprou-lhe nas ventas o espirito de vida. Esse espírito é a vida de todo o homem que vive. E, depois de anos de contenda do homem com esse espírito, ele volta a Deus, e o homem expira.
    Antes de Jesus ter sido revelado aos homens, se fazia violência ao reino dos céus, pois todo recurso que o homem consegue para satisfazer o seu apetite ardente de vaidade vem da extração desse espírito, que, na realidade é a porta do reino. Esse espirito mostra o caminho que o homem deveria seguir, mas o homem é teimoso e egocêntrico. Isso devido a sua cegueira pois só vê o que está na frente de seus olhos. A verdadeira luz, pois, está invisível ao homem pois ser esta o verdadeiro centro de tudo.
    E a terra era sem forma e vazia, e Deus abriu a boca e disse o VERBO: HAJA LUZ. ..
    E do nada do vazio, da vibração de seu verbo brotou as partículas subatômicas: o eléctron, o próton: aquele orbitando este, baricentricamente; a imitar o modelo de Deus mesmo, onde tudo orbita ao seu redor. .. o sol com seus planetas a orbitar ao redor dele, .. as galáxias e seu centro .. e separou as trevas da luz.
    Ora a verdade é que Deus é o centro de tudo: antes da existência existir, ele já existia. Ele é a origem, sustento e fim de tudo que tem atributo existência. Deus dá tudo a todos e eles se apoderam disso como seus. Isso porque eles não VEEM a Deus e por isso não creem.
    Ora, Jesus veio dar vistas aos cegos. Ele verdadeiramente é o caminho do homem. Ele verdadeiramente é a vida dos homens. A verdadeira luz nas trevas desse mundo que tem cegado por causa do PECADO.
    PECADO, a saber é: não crer em Deus. O diabo sabe que Deus existe, mas ele não crê em Deus. Essa é a essência das trevas.
    Você pode até saber que Deus existe, mas, você CRÊ em Deus?
    Tudo é possível àquele que CRÊ.
    No tempo em que Jesus ressuscitou dos mortos a Lázaro ele disse:
    "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
    E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá."
    Quem tem ouvidos OUÇA.

    ResponderExcluir