sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A língua que poucos querem falar!



 Certa vez, fui convidado a visitar determinada igreja. O culto estava lindo, até o momento da mensagem. A igreja havia trazido uma "missionária" do "Rio". Na roça, o povo tem essa mania de convidar alguém de Nova Iguaçu, e dizer que é do Rio. A tal "missionária" pega o microfone e diz: "Quem não fala em línguas, venha aqui na frente, que hoje vai falar!". Eu ri, eu sei que é feio, mas fazer o quê? Não deu pra segurar! Pois bem, vamos ao que interessa. Vamos ver o "Dom de línguas" Escrito Hoje.


 Muitos cristãos estão perdendo tempo com o inútil. Pior do que isso, estão fazendo algo que a Bíblia diz ser errado. “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.” 1 Coríntios 12:7. Será que o Espírito de Deus acha "proveitoso" fazer alguém gritar algo que ninguém entende? Teologicamente falando, a resposta seria "Não!". Basta ler alguns poucos versos de Atos 2 ou 1ª Coríntios 14 para entender que a descrição bíblica dos dons é totalmente evangelística. Mas, ainda que sem conhecimento Teológico, não é tão difícil entender o que deve ser o dom de línguas. Basta raciocinar um pouquinho. Não existe língua, no sentido de idioma, que não sirva para a comunicação. Uma língua que não comunica é como um "churrasco" de vegetais: Você pode inventar mil motivos para eu gostar disso, ainda assim vou achar que falta "alguma" coisa. Para facilitar o entendimento, o apóstolo Paulo diz que se não houver amor, nenhum dom tem valor. Já tentou olhar o dom da comunicação (línguas) a partir do amor? Vou dar um exemplo. Dois pastores, um batista e um metodista, estavam conversando comigo. Falávamos sobre uma passeata ecumênica que havia ocorrida na nossa cidade, tendo como foco do assunto o fato de que pastores de muitas igrejas estavam lá, juntamente com os padres da cidade. Um dos pastores, concordando comigo, disse enxergar esse feito como um ato lindo de união. O outro, disse que não participaria, de maneira alguma, de algo do tipo. Qual dos dois pastores foi o mais compreensível com a situação? Quando se fala em comunicação, a compreensão já está subentendida. Se não há compreensão mútua, não há comunicação. Nos dizemos "cristãos" mas não conseguimos compreender o próximo. Não estou falando de concordar. Estou falando de compreender. 

 Por que não usar o dom de línguas para entender o meu irmão? O mundo seria muito melhor se as pessoas se comunicassem. Não teríamos tantas guerras, mortes, crimes passionais, ações jurídicas em processo, irmãos brigando e até se matando por conta de heranças, etc. Ao invés de falarmos coisas que ninguém entende, por que não começamos a falar um com o outro? Entenda os dons do Espírito. Fale esta língua que é tão estranha para o mundo. Comunique-se com amor, Hoje.


 "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine."
1 Coríntios 13:1
L.A. Paschoal

0 comentários:

Postar um comentário